Esse sistema de compensação, cujo nome correto é SCCOP (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis), tem sua execução realizada pelo Banco do Brasil e é regulado pelo Banco Central do Brasil.

Na compensação, são feitos os acertos referentes aos papéis recebidos entre as instituições. É como se cada uma pagasse pelo seu e levasse os de terceiros para entrega.

Os diferentes papéis são trocados em uma primeira sessão, enquanto na segunda ocorre a devolução de todos os documentos impugnados (não aceitos) pelos destinatários em função de quaisquer irregulares percebidas.

No caso do DOC, se os dados do destinatário estiverem incorretos, o crédito não ocorre e o valor volta para o remetente.

O TED não passa pelo sistema de compensação, pois o valor cai na hora na conta da pessoa, impossibilitando de estonar o dinheiro, caso aja erro.

Entenda as principais diferenças entre DOC e TED

O Mobills é o software mais completo do mercado para controle e gestão financeira pessoal. Por isso, já é utilizado por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Além de ser o aplicativo de finanças pessoais mais bem avaliado do Brasil!