Cartão de crédito é um meio que possibilita o pagamento parcelado ou à vista de produtos e serviços, obedecidos requisitos pré-determinados, tais como, abrangência, validade, limite do cartão etc. Foi criado com a finalidade de promover o mercado de consumo, facilitando as operações de compra.

O cartão de crédito também se enquadra como uma forma de pagamento eletrônico. Nas versões mais atuais, normalmente ele possui um chip (visando aumentar a sua segurança). Além disso,  apresenta na frente o nome do portador, número do cartão e data de validade e, no verso, o número de segurança (CVV). A maioria dos cartões de crédito tem forma e tamanho padronizados mundialmente.

Vale destacar, ainda, que toda conta de cartão de crédito tem um limite de compras estabelecido pelo banco emissor. As compras realizadas reduzem o limite disponível até que, ao zerar, novas compras serão negadas. O pagamento da fatura libera o limite para ser utilizado novamente.

A principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil são Visa, Mastercard, Elo, American Express, Hipercard e Diners Club.

Cartão de Crédito: 21 dicas para não perder o controle do seu

O Mobills é o software mais completo do mercado para controle e gestão financeira pessoal. Por isso, já é utilizado por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Além de ser o aplicativo de finanças pessoais mais bem avaliado do Brasil!